18 novembro 2015

Para quê servem as embalagens?

Pensando nas centenas de produtos nas prateleiras dos supermercados e nas dezenas que temos em casa, você já se perguntou "Para quê serve uma embalagem”?

As respostas irão variar dependendo de quem for questionado, seja um profissional de marketing, um vendedor, um designer, um comprador de supermercado ou um consumidor. Mas as respostas poderão ser consolidadas em poucos ítens:

  • Para proteger o produto;
  • Para valorizar o produto;
  • Para atrair o consumidor e levá-lo a comprar o produto;
  • Para informar sobre o produto e a empresa.

Mas além das funções básicas, qual o valor adicional que uma embalagem pode trazer para o produto em sí e para o consumidor?

  • Status. O consumidor ter orguho em exibir o produto em casa, para a família e para os amigos.
  • Valor. O consumidor acreditar que o produto realmente merece custar mais do que outros com embalagens mais simples.
  • Distração. O consumidor se distrair observando a embalagem.
  • Recall. O consumidor se lembrar da marca.
  • Repetição. O consumidor voltar a comprar o produto.

É interessante observar como a maioria das empresas se preocupa apenas com o básico em relação às embalagens dos seus produtos; simplesmente não aproveitam todo o potencial desse importante canal de comunicação com seus clientes, principalmente aqueles que já compraram e podem se tornar clientes fiéis, tão importante em momentos de crise.

Nos próximos posts, vou registrar minhas observações e comentários sobre as dezenas de embalagens com as quais eu deparo diariamente.

26 março 2015

"Até" deveria ser proibido nas embalagens, rótulos e anúncios

Vejam esta embalagem do creme dental Oral-B 3D White:


Reparem bem na frase "Remove até 80% das manchas superficiais em 14 dias". Porquê a Oral-B não escreveu "Remove 80% das manchas superficiais em até 14 dias"?

É claro que nunca fariam algo como isso pois, com a frase original, a Oral-B simplesmente não se compromete com nada. Se para você , o creme dental reduzir 70% da manchas, ou 30%, ou se não remover nada, você não pode reclamar - "até 80%" significa de 0% a 80%.

Por isso eu afirmo que a palavra "até" deveria ser proibida nas embalagens, rótulos e anúncios, a menos que seja algo a favor do consumidor, como a garantia de remoção de 80% das manchas em até 14 dias.

Minha posição sobre isto é antiga, como podem verificar no post sobre a plant-bottle da Coca-Cola publicado em 2011.